quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Democracia.

Texto Pessoal.

A Democracia, é a garantia dos direitos de um cidadão. Tendo três tipos de direitos, o direito político, onde tem direito as eleições secretas e diretas, o direito civil, onde tem direito a liberdade de expressão, livre acesso a informação, e tem também direito social, onde todos tem direito a educação, saúde e emprego. Em uma democracia tem direitos e deveres a serem cumpridos e respeitados.

Autora: Caren

Texto Internet

Voto nulo: 'Um direito político, mas que inspira cautela'


RIO - "Desiludidos com os rumos da política nacional, cada vez mais eleitores manifestam o desejo de deixar seu protesto nas urnas, este ano, anulando o voto. A cientista política Alessandra Aldé, do Iuperj, lembra, no entanto, que este é um movimento das classes mais informadas, restrito, portanto, a apenas uma parcela da sociedade.

- É um movimento que surge entre as pessoas mais bem informadas, formadoras de opinião, que estão acompanhando o noticiário com mais atenção e estão se sentindo traídas e decepcionadas pela crise ética.

Por este motivo, ela alerta para os efeitos que esta campanha pode ter nas eleições para o Congresso.

- O que pode haver como fenômeno prático é que essas pessoas, que vão votar nulo e deixar de se empenhar em escolher candidato, podem fazer com que a gente tenha um Congresso pior ainda, eleito justamente pelas pessoas que não estão acompanhando o debate e não vão fazer uma avaliação crítica.

Sem os votos dos eleitores mais informados, explica a cientista política, quem se beneficia são os candidatos adeptos do voto clientelista.

- Pode acontecer que os deputados precisem de menos votos para se eleger e esses votos sejam justamente os dos menos informados, mais propensos ao voto clientelista, localizado, sem considerações de tipo ético, fator que está mobilizando o movimento pelo voto nulo.

Aldé esclarece, no entanto, que o voto nulo é um direito político do cidadão e, acima de tudo, uma sinalização para a classe política de que o eleitor está insatisfeito.

- É uma manifestação legítima, muitas vezes fruto de uma decepção. uma sinalização para a classe política que o cidadão está insatisfeito - explica.

Postagem: Caren
Autora: Hilda Badenes - O Globo Online
Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2006/08/11/285232812.asp

Comentário do Texto:

O texto acima, mostra o a garantia do direito político que temos hoje em dia.
As pessoas tem o direito de escolher votar em quem quiser, se for preciso anular o voto, e anular o voto, é uma forma me manifestação dessas pessoas.
Votar nulo, ou em quem quiser é uma garantia de direito político, é direito a liberdade.

Autora: Caren

Nenhum comentário:

Postar um comentário