segunda-feira, 5 de julho de 2010

Drogas e suas consequências





O que são as drogas?

A palavra droga nós já temos noção do que já é na linguagem comum, de todo dia("Ai, que DROGA.", "Essa DROGA não vale nada." ...) droga na linguagem comum significa coisa ruim. Já em linguagem médica, droga é quase sinônimo de medicamento. Atualmente, a medicina define droga como sendo: qualquer substância que é capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento. As drogas causam dependência com uma evolução progressiva entre esses níveis de consumo,As drogas estão classificadas em três categorias:
•As estimulantes- As anfetaminas podem ser ingeridas, injetadas ou inaladas, a cocaína também pode ser inalada, ingerida ou injetada.
•Os depressores- A heroína que é uma substância inalável, os derivados da morfina e outra preocupação constante dos médicos é o uso abusivo dos antidepressivos, soníferos e ansiolíticos (barbitúricos).
•Os perturbadores das atividades mentais- A maconha e o haxixe que são usadas em forma de cigarro (também pode ser cheirada ou ingerida), o LSD que é encontrado em tabletes, cápsulas ou líquido e é ingerido, o cogumelo, geralmente, é ingerido em forma de chá e o Ecstasy, um comprimido que vem sendo comercializado cada vez mais em todo o mundo.
Dependência e consequências das drogas:

O organismo fica dependente da droga e a falta desta provoca um grande mal estar físico (dependência física). Para conseguir o efeito desejado, o consumidor tem necessidade de ir aumentando a quantidade de droga e isso provoca alterações ao nível do sistema nervoso central podendo modificar o modo de pensar, de sentir e de agir. A droga vai empobrecendo a vida diariamente do dependente, ora por excessos de consumo (overdose), ora por ter determinados comportamentos (utilização de seringas infectadas e/ou relações sexuais sem proteção), os quais pode originar doenças incuráveis.





Se você está viciado e quer se curar, procure um psiquiatra. No serviço público há centros para tratamento de toxicômonos. Faça terapia e esforce-se. Só depende de você. Resista à abstinência, mesmo que doa. Beba muito líquido, tenha atividade física, alimente-se melhor e, principalmente, afaste-se de usuários de drogas, por mais amigo que seja. O ambiente é propício ao vício. Então mude de ambiente e de amigos.


Postagem: Alice
fonte:http://oficina.cienciaviva.pt/~pw020/g/index.htm
imagem: http://fasesdaadolescenciaa.blogspot.com/2010/04/drogas-na-adolescencia-os-adolescentes.html
video: Alice

Nenhum comentário:

Postar um comentário