quinta-feira, 17 de junho de 2010

Rio de Janeiro como capital do Brasil.



Texto retirado da internet:

A Cidade do São Salvador da Bahia de Todos os Santos foi a capital, e sede da administração colonial do Brasil até 1763.
Em 31 de agosto - A capital do Vice-Reino do Brasil é transferida da cidade de Salvador para a do Rio de Janeiro.
Com cerca de trinta mil habitantes na segunda metade do século XVII, o Rio de Janeiro tornara-se a cidade mais populosa do Brasil, passando a ter importância fundamental para o domínio colonial.

Essa importância tornou-se ainda maior com a exploração de jazidas de ouro em Minas Gerais, no século XVIII, pois sua proximidade levou a consolidação da cidade como um importante centro portuário e econômico. Em 1763, o ministro português Marquês de Pombal transferiu a sede da colônia para o Rio de Janeiro, sendo que Salvador até esta data ocupava esta condição.

A cidade do Rio de Janeiro foi a capital do Brasil de 1763 a 1960, quando o governo foi transferido para Brasília, mas se mantém a segunda maior cidade do país, depois de São Paulo.

texto pessoal:

O Rio de Janeiro tornou-se capital em 1763, antes do Rio de Janeiro, quem era capital era a cidade de Salvador na Bahia.A cidade do Rio de Janeiro com 30.000 habitantes passou a ser a cidade mais habitada do Brasil assim tendo mais importância. Mais essa importancia foi maior com o início da exploração de ouro em Minas Gerais. Por ser uma cidade próxima, o Rio de Janeiro virou um grande centro de portos e econômico.
O Rio foi capital até 1960, depois do Rio quem tornou-se capital foi Brasília.




Autor(a): Alice
Imagem: Biblioteca nacional - RJ
Postagem: Alice

Nenhum comentário:

Postar um comentário