segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Crise do período regencial - Sabinada


A revolta Sabinada aconteceu na Bahia e foi quando os jornalistas liberais e intelectuais, se revoltaram pela falta de autonomia provincial. A capital foi tomada e os rebeldes proclamaram a república Bahiense na capital do estado da Bahia, Salvador.
A repressão foi rápida e violenta, muitos foram mortos por serem atirados vivos às chamas dos edifícios incendiados e foi feita uma grande quantidade de prisioneiros.

autor(a):Alice
imagem: google

sábado, 28 de agosto de 2010

Crise do Período Regencial - Cabanagem

A Cabanagem foi uma revolta feita no Pará,no ano de 1835 a 1840, era de origem popular e tinha como participantes as populações marginalizadas,os fazendeiros e os comerciantes. Tinham como objetivo, melhores condições de vida e trabalho. Os fazendeiros e comerciantes queriam a expulsão dos portugueses, pois controlavam o comércio local impondo preços abusivos.Já os escravos queriam a abolição da escravidão.

O que foi a Revolta ?

Os Cabanas promoveram uma das mais sangrentas revoltas do país. Eles tomaram o poder e houve três governos, mais todos fracassaram.
Em abril de 1836 houve a repressão do governo central em que os rebeldes foram barbaramente torturados e deixaram mais de 30.000 mortos.

Origem: Júlia
Postagem: Caren

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Crise do período regencial

A crise começou quando Dom Pedro I renunciou o trono e seu filho não pode ficar em seu lugar por ser muito novo e nesse período regentes governaram e isso gerou várias revoltas como: Cabanagem, Guerra dos Farrapos, Revoltas dos malês, Sabinada, Balaiada e Golpe da maioridade.

Balaiada:
Lugar: Maranhão
Origem: Camadas populares
Participantes: Artesãos(balaios) e vaqueiros(Caras preta)
Motivo: Abandono do governo e decadência do algodão.
Objetivo: Ter mais atenção do governo, independência e melhores condições de vida.

Desenrolar:
Com a diversidade regional Brasileira ficava difícil governar um país que tinha acabado de nascer. E na região nordeste os maranhenses passavam por uma situação difícil após a decadência do algodão, com essa falta de atenção do governo os balaios e os Caras preta se revoltaram, invadiram a cidade de Caxias e instalaram uma Junta provisória para governar a cidade.
Para a repressão foi enviado a cidade de Caxias Luis Alves Lima e Silva que tomaram a cidade e massacraram os balaios

imagem I:



Imagem II:



Imagem III:



Imagem IV:



Imagem V:



Autor(a): Alice
Fonte(imagens): Google

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Guerra do Paraguai

A Guerra do Paraguai foi iniciada no ano de 1864, a partir da ambição do ditador Francisco Solano Lopes, o objetivo era aumentar o território e conseguir uma saida para o Oceano Atlântico (através da Bacia do Prata) para parar de depender dos rios
Visando a província de Mato Grosso do Sul, o ditador paraguaio aproveitou-se da fraca defesa brasileira naquela regiao para invadi-la e conquista-la. Fez isso com muita dificuldade mais conseguiu. Depois sentiu- se motivado para continuar expandindo o território paraguaio.Seu proximo alvo foi o RS, mais para atingir RS tinha que passar pela Argentina. Então aproveitou e dominou Corrientes( província argentina que naquela época era dominada por Mitre).
Decididos a nao abrir mais mão do seus territórios Argentina, Brasil e Uruguai uniram forças através do acordo da Triplice Aliança. A partir daí começaram a lutar juntos comtra o Paraguai, que foi vencido na Batalha Naval de Riachuelo e na luta de Uruguaiana

Autor : Matheus





I- imagem




II-imagem




III- imagem




IV- imagem




V-imagem


Autor e postagem: Matheus

FONTE DAS IMAGENS: GOOGLE IMAGENS

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Período Regencial

- Como tudo começou:


D. Pedro I abdicou o trono, mais seu filho tinha apenas cinco anos, por isso não pode assumir o trono, e nesse período, o Brasil foi governado por regentes gerando várias revoltas: Cabanagem, Guerra dos Farrapos, Revolta dos Malês, Sabinada, Balaiada e o Golpe da Maioridade.

Revolta dos Malês

* Lugar: Bahia
* Participantes: Escravos (islamizados)
* Ano: 1835
* Objetivo: Acabar com a escravidão e voltar para a África
* Origem: Escravos (negros)

- O que foi a Revolta?

Reunião de várias tribos rivais africanas na maior revolta escrava do Brasil.
A revolta aconteceu em cinco de janeiro (05/01) e eles tinham como plano atacar e tomar a cidade de Salvador de surpresa. Mais foram traídos por negros forros que denunciaram o plano a seus ex-donos. E os negros no qual fizeram a revolta, tinha conhecimento.
Os negros foram derrotados violentamente e o projeto, de transformar a Bahia em um território só de africanos ficou somente no projeto.

Autora e Postagem: Caren


Imagem I – Mapa de algumas Revoltas.




Imagem II –




Imagem III – Eles queriam acabar com a ESCRAVIDÃO.



Imagem IV -



Imagem V:




* Origem das Imagens.

Imagem I:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEibj4M5Zhl4bq4OivAc77CRHG-yfH7jhv7v-L7gzg7Fl_Zz-9rrr7y_0TMBDkXg8NrUacJ7dqaqp6t_l-veA2duN7hSJT6e35ca_G4STyMl9WsBMVQnS0f5LHXP6IdswSSZVYXJXj4jVIY/s400/Revoltas+regenciais+02.jpg

Imagem II:

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://portalmultirio.rio.rj.gov.br/historia/modulo02/imagens/f5030.jpg&imgrefurl=http://portalmultirio.rio.rj.gov.br/historia/modulo02/rev_males.html&usg=__ZzsG8Gfr1n5gCLpQ91Pohzmp5vE=&h=400&w=265&sz=39&hl=pt-BR&start=10&tbnid=jyl-0-aQVABCaM:&tbnh=124&tbnw=82&prev=/images%3Fq%3DRevolta%2Bdos%2Bmal%25C3%25AAs%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26rlz%3D1W1RNTN_pt-BR%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1

Imagem III:
http://www.reidacocadapreta.com.br/wp-content/uploads/2008/10/correnteidiotatemqueserquebrada.jpg

Imagem IV:

http://1.bp.blogspot.com/_1c_jjxZOgkw/Sggj-inYsqI/AAAAAAAAFVQ/MXAqPdrEvVU/s320/imagem_data,0,8748b451-24ae-41ba-bb33-65ffa86e212d.jpg

Imagem V:

http://www.historiabrasileira.com/files/2009/12/revolta_dos_males.jpg